Você já deve ter visto por aí diversos sites que não utilizam domínios próprios
Eles geralmente têm endereços mais longos, contendo outras informações além do nome da empresa.
É o caso de endereços que usam plataformas gratuitas de criação de blogs, como: www.suaempresa.wordpress.com, ou www.suaempresa.blogspot.com.
O que acontece é que as plataformas de criação de sites como o Blogger ou WordPress permitem que você coloque seu site no ar sem necessariamente comprar um domínio.
O problema é que isso dá uma aparência amadora ao site e, consequentemente, prejudica a imagem da sua empresa.
Nós, da Botucatu Host, acreditamos que você precisa ter um domínio próprio – até porque isso custa muito pouco. Sabendo da importância, listamos os principais motivos para que você entenda:
- Credibilidade
Um domínio próprio traz muito mais profissionalismo, demonstrando que sua empresa é séria.
Seus clientes em potencial saberão que você investiu para que a experiência deles no site seja a melhor e mais segura possível.
- Divulgação
Divulgar um domínio simples e que vai direto ao ponto é muito mais fácil, tanto no boca a boca quanto na própria web.
Seu endereço será mais curto e você ainda poderá escolher uma extensão compatível com sua área de atuação.
Por exemplo, empresas da área de educação podem optar pela terminação “.edu” em seus sites.
- Memorização
Um endereço próprio também é muito mais fácil de lembrar.
Isso pode aumentar o seu volume de tráfego direto, aquele em que os usuários digitam o nome do seu site direto na barra de endereços do navegador, como o Google Chrome ou o Firefox.
- Alcance nas redes de pesquisa
As redes de busca, como o Google ou Bing, dão preferência para quem possui domínio próprio. Isso significa que seu site estará melhor ranqueado nas pesquisas (assim como todas as páginas dentro dele).
O resultado é que você vai receber mais acessos, ampliando as oportunidades de negócios.
- E-mail próprio
Com um domínio registrado você pode ter e-mails personalizados para o seu negócio (por exemplo: nome@suaempresa.com.br).
Isso também dá um toque muito mais profissional na sua comunicação com clientes e prospectos, além de evitar misturar a caixa de entrada pessoal com a profissional.
- Proteção da marca
Muita gente esquece desse ponto, mas o fato é que qualquer pessoa pode registrar um domínio com o nome da sua marca.
Para se proteger, naturalmente, você deve fazer o registro antes de qualquer outra empresa.
Isso é fundamental para garantir o posicionamento e a reputação da sua organização na internet.
- Customização do site
Como comentamos, algumas plataformas gratuitas de criação de sites oferecem também domínios grátis (com o nome deles incluso).
Um dos grandes problemas é que, ao optar por uma dessas versões, você sempre estará sujeito às limitações que a plataforma impõe.
Isso inclui não poder customizar o seu próprio site da maneira que quiser.
- Ausência de anúncios indesejados
Outro inconveniente das plataformas que citamos acima é que, muitas vezes, elas exibem anúncios publicitários sem que você deseje.
Isso acontece para cobrir os custos do serviço que é oferecido gratuitamente.
Porém, quem sofre as consequências é você, já que a navegação e a experiência do usuário no site ficarão prejudicadas.
- Independência
Quando você é dono do seu próprio domínio, pode fazer o que bem entender com os conteúdos e arquivos que estão no seu site.
Você pode mudar de plataforma – do Blogger para o WordPress, por exemplo – sem perder os links nem as visitas que já recebe periodicamente.
Isso não é possível caso o seu domínio esteja vinculado ao nome de um serviço.
Se o seu site for “suaempresa.blogspot.com”, ao fazer a migração para outra plataforma você terá que começar do zero.
Caso você copie o conteúdo do site antigo, o novo site ainda pode ser considerado plágio pelo Google e outros motores de busca.
- Baixo custo
Registrar um domínio é bem mais barato do que muita gente pensa, custando a partir de R$ 40,00 ao ano.
Ótimo incentivo para começar, não é mesmo?